quarta-feira, 22 de julho de 2020

Afinal onde estão as Proteínas? ... Sabia que ...


Uma das preocupações mais comuns de quem quer seguir uma dieta vegan ou vegetariana é a de que pode existir falta de proteínas. No entanto, vários(as) especialistas em nutrição concordam que levar uma alimentação deste tipo proporciona todos os nutrientes necessários para se ter uma dieta equilibrada, além de estar directamente ligada a diversos benefícios na saúde. 

É importante ter em mente que todos os alimentos vegetais contêm proteína, podendo ressaltar-se o grupo das leguminosas, dos cereais, das oleaginosas, das frutas e dos vegetais. Para ingerir as quantidades adequadas de proteínas na sua alimentação, basta que inclua nas suas refeições diárias alimentos desses mesmos grupos. 

Se fizer uma alimentação variada que inclua vários tipos de alimentos diferentes atinge facilmente as doses diárias recomendadas de proteína. Importa ainda referir que grande parte dos problemas de saúde na dieta ocidental provém do excesso de consumo de proteína, e não da sua falta.

Existem certas plantas e vegetais que podem conter significativamente mais proteínas do que algumas carnes. E, como se sabe, uma dieta rica em proteínas promove um fortalecimento da massa muscular e uma sensação de saciedade.

Segue uma lista de alimentos de origem vegetal ricos em proteínas:

- grão-de-bico
- feijão
- beringela
- brócolos
- espinafre
- ervilhas 
- lentilhas
- favas
- coentros
- tremoço
- soja, tofu e seitan
- caju
- noz
- amendoim 
- amêndoa
- avelã
- sementes de sésamo, girassol, cânhamo, chia e linhaça
- arroz
- cevada
- centeio
- quinoa
- aveia
- trigo-sarraceno
- cogumelos


A lista é extensa e não fica por aqui. Na verdade, difícil será fazer uma refeição vegan pobre em proteína. E não se esqueça, o mais importante é fazer uma alimentação variada e equilibrada.





Sem comentários:

Enviar um comentário