sábado, 4 de julho de 2020

Osho - Descubra o Guia Interior



Você possui um guia dentro de si, mas não se serve dele. E não se serve dele há tanto tempo, há tantas vidas, que talvez nem sequer se dê conta de que existe um guia dentro de si.

Você só é quando para de pensar. No momento em que para de pensar, o interior acontece. Quando você não pensa, tudo corre bem - como se algum guia interior estivesse a trabalhar. Você tem sido mal guiado pela sua razão. E a pior das más orientações tem sido esta: você não consegue acreditar no seu guia interior.

Primeiro, tem de convencer a sua razão. Mesmo que o seu interior lhe diga "Segue em frente", você tem de convencer a sua razão e, depois, perde as oportunidades. Porque há momentos ... Você pode aproveitá-los ou pode passar-lhes ao lado. O intelecto precisa de tempo, e enquanto está a ponderar, a contemplar, a pensar, você deixa passar o momento. A vida não espera por si. A pessoa tem de viver imediatamente.

As nossas escolas, as nossas faculdades, as nossas universidades, toda a nossa cultura, todo o padrão da nossa civilização ensina as nossas cabeças. Perdemos o contacto com o guia interior. Toda a gente nasce com esse guia interior, mas não lhe é permitido que trabalhe, que opere. Está quase paralisado, mas pode ser reanimado.

Não pense com a cabeça. Na realidade, não pense de todo. Movimente-se apenas, tente fazê-lo em algumas situações. Vai ser difícil, porque o velho hábito será recomeçar a pensar. Você tem de estar atento - não pensar, mas sentir interiormente o que lhe vem à mente. Poderá sentir-se confuso muitas vezes, porque não será capaz de saber se o movimento tem origem no guia interior ou na superfície da sua mente. Mas depressa reconhecerá a diferença.

Quando alguma coisa vem do interior, vem a subir partindo do umbigo em direção ao alto. Você consegue sentir a corrente e o calor que sobem do umbigo para cima. Sempre que a sua mente pensa, tal passa-se unicamente à superfície, na cabeça, e o pensamento desce. Se for a sua mente a tomar uma decisão, você terá de a obrigar a descer. Se for o seu guia interior a tomar uma decisão, então alguma coisa fervilha dentro de si. Vem do âmago mais profundo do seu ser em direção à mente.

Sempre que se sentir perplexo numa situação e não vir como sair dela, não pense; ponha-se simplesmente num estado de ausência de pensamento e deixe que o seu guia interior o oriente. 

A sabedoria vem do coração, não do intelecto. A sabedoria vem do mais profundo do seu ser, não da cabeça.

Siga o ser até onde ele o levar. Siga-o, confie nele e mova-se com ele.



Fonte: Livro "Intuição - Conhecer para além da lógica", Osho, Bertrand Editora

http://eradourada2012.blogspot.pt/


Sem comentários:

Enviar um comentário